Entrevista com Arthur Vico, engenheiro civil da iNOVA TS, que iniciará a mais nova obra dos Laticínios Scala

Arthur Vico, engenheiro civil há quase 40 anos, com 6 anos fazendo parte da equipe da iNOVA TS, já realizou mais de 10 obras. Entre elas, Nestlé Três Rios, Nestlé Caçapava, Shopping Morumbi e outras, carregando toda experiência para a realização de mais uma obra da iNOVA TS.

Iniciando este mês, a obra dos Laticínios Scala, em Sacramento, Arthur se sente motivado com o novo desafio, trazendo na bagagem atenção permanente com prazos, custos, qualidade dos serviços  e com a saúde e segurança do trabalho.

Empenhado junto à Diretoria de Obra – engenheiro Daniel Bertolucci –, busca as melhores técnicas construtivas para garantir a qualidade da obra.

Desejamos ao Arthur muito sucesso, e agradecemos aos Laticínios Scala pela oportunidade de realizar esse grande projeto!

Segue abaixo conteúdo da entrevista.

iNOVA TS: Nos conte sobre você. Por que escolheu essa área?

Arthur: Sempre trabalhei na área da construção civil.

iNOVA TS: Há quantos anos trabalhando nessa área?

Arthur: Há 39 anos.

iNOVA TS: Quando você entrou na iNOVA TS?

Arthur: Fui contratado pela primeira vez em fevereiro de 2010. Saí em 2013 por um problema que tive com um diretor que não trabalha mais na empresa, e em outubro de 2018 voltei, e permaneço até hoje.

iNOVA TS: Quantas obras já trabalhou na iNOVA TS/detalhes da obra? Conte-nos algumas, talvez as mais expressivas.

Arthur: Dois Cinépolis, Nestlé Três Rios, Araçatuba, Caçapava, Goiânia e IBIA, Espaço Itaú Unibanco Brasília, Shopping Morumbi, Goiabeira e Ribeirão Preto. Participei em 11 obras da INOVA TS.

iNOVA TS: Como está sendo este novo desafio de atuar à frete da obra dos Laticínios Scala?

Arthur: Muito motivador, cliente novo, com varias perspectivas de obras futuras, na casa do nosso diretor presidente. Ou seja, me sinto honrado por ter sido escolhido a executar e gerenciar esse projeto. Pretendo me empenhar ao máximo para não só obter êxito, como também conseguir novas obras deste cliente para a empresa.

iNOVA TS: Qual será o seu norte para alcançar todo o êxito que o cliente espera da iNOVA TS?

Arthur: Ser sempre transparente, cuidando dos prazos, custos, qualidade e segurança de todos os envolvidos.

iNOVA TS: Fale sobre a gestão da obra que iremos iniciar.

Arthur: A obra 161, após termos pego a obra com um custo bem aperto, tivemos por parte do cliente um corte na casa de R$ 1.000.000,00 e ainda todas as restrições por conta da Covid-19, mas mesmo assim, com muito empenho e negociação de contratações de materiais e serviços, conseguimos fechar a obra com um lucro na ordem de 5%. Tal fato só ocorreu mediante ao empenho de todos os envolvidos, suprimentos, equipe de obra, custos e diretoria.

iNOVA TS: Como será a administração em plena pandemia? Nos fale um pouco das medidas de prevenção à Covid-19.

Arthur: Seguiremos alguns ensinamentos que obtivemos nas obras Nestlé: Testes de Covid-19 periódicos a todos os envolvidos; higienização das ferramentas duas vezes ao dia; procurar não compartilhar ferramenta entre os colaboradores, e, quando o fizer, deverá ser higienizada novamente; refeições escalonadas para evitar aglomeração; o mesmo em relação ao transporte. Em nossos DDS, procuramos saber sobre o estado de saúde de todos e se alguém vem apresentando algum sintoma da Covid.

 Serviços Especializados – Inovação

iNOVA TS: Destaque alguns serviços que ocorrerão na obra e que você acredita que somaram à experiência dos profissionais envolvidos e da empresa.

– Fundação

Arthur: Estamos fazendo uma reengenharia no tipo de fundação e estacas, onde teremos a diminuição de prazo e custos para a iNOVA TS.

– Estrutura

Arthur: As estruturas em pré-moldado obtiveram já um custo abaixo da meta na ordem de R$ 100.000,00, e uma nova solução de fundação, onde os fornecedores do pré-moldado assumiram a execução do projeto, evitando assim gastos por parte da INOVA TS neste aspecto.

– Impermeabilização

Arthur: Serão seguidas todas as orientações do cliente, pois neste item não dispomos de nenhuma nova técnica que poderá ser aplicada até o momento.

– Outras Técnicas inovadoras

Arthur: Está sendo estudada uma técnica de fundação onde o cálice do pilar de concreto fica imediatamente instalado sobre a estaca, evitando assim a construção de um bloco. A viabilidade da técnica ainda está sendo estudada pela equipe do pré-moldado.

iNOVA TS: Quais são as medidas que precisam ser tomadas para garantir uma entrega de obra com sucesso?

Arthur: Como em todo o projeto, temos que cuidar atentamente dos pedidos de materiais, custos, prazo de entrega e aplicação dos mesmos na melhor técnica, manter todos informados dos prazos dos serviços a serem realizados, motivar sempre a equipe, dando a eles o feedback de como está nosso projeto, quais as novas metas e expectativas dos nossos diretores e clientes, ser organizado, atento e claro nas informações. Aplicar as boas práticas e lições aprendidas de um bom gerenciamento de projeto.

iNOVA TS: Faça seus agradecimentos e considerações!Arthur: Sempre agradeço a Deus por me permitir chegar a onde estou, aos meus diretores Dr. Antonio Carlos e Daniel, por me confiarem o gerenciamento desta obra, aos departamentos de suprimentos, financeiro, planejamento, custo, qualidade e RH, pois cada um tem papel importantíssimo em todas as nossas demanda, e, por ultimo e não menos importante, a toda equipe de obra!

VOLTAR